Marcenaria

Marcenaria: o recanto dos artistas da madeira

Já pensou naquela sala de estar ou cozinha dos sonhos com belos móveis de madeira planejados? Entretanto não sabe onde ou quem trabalha na produção destes? Pois é, isso é algo bastante comum, afinal há tantas profissões que nos perdemos constantemente sobre as funções de cada um.

Porém o profissional da madeira é o marceneiro. O rapaz ou a moça que trabalha com marcenaria é o responsável pela criação dos belos móveis planejados, das molduras de grandes quadros e dos trabalhos artesanais. É um antigo trabalho muito bem visto na sociedade, que tem recebido alcunhas que derivam do verdadeiro significado da marcenaria.

Marcenaria

A produção em massa de móveis já confeccionados de fábrica, o artesanato deixado de lado e a leve perda de gosto pela arte fizeram parte do “desaparecimento” da palavra marcenaria dos diálogos populares. Entretanto, enganam-se aqueles que acreditam no fim desta brilhante arte que alia mãos, olhos, criatividade e madeira.

As características da marcenaria

Em sua essência, basicamente, a marcenaria trabalha com a madeira como base de confecção. O uso de ferramentas para moldar, polir, construir e transformar é essencial para o marceneiro. Além, claro, do bom e velho dom que pode ser passado de geração para geração – ou em cursos técnicos existentes hoje em dia.

Mas a criatividade é a que deve se sobressair neste profissional. A produção de um móvel, desde seu início, envolve o capricho e o cálculo perfeito de simetria são técnicas vindas quase como de nascença. É esse o charme da marcenaria. O fato de ser algo inusitado, com qualidade e ser um trabalho em total contato com a natureza.

Vantagens móveis planejados

Apesar de não ser só para a produção de móveis, a marcenaria está realmente ligada a este campo nos dias de hoje. E, parte disso, são os móveis planejados, que apresentam algumas vantagens em relação aos móveis de fábrica. Confira:

1) São únicas peças da sua casa;
2) Adaptam-se melhor ao design interior da residência;
3) Qualidade maior;
4) Mais firmes e duradouros;
5) Belos e chamativos

Portanto, a marcenaria é uma profissão de alto respeito. Antiga, ela é a anciã e precursora de tudo aquilo que compõe a nossa casa, seja ela uma mesa de vidro, uma cadeira de ferro ou uma bancada de pedra. No passado, todas essas peças eram pura e simplesmente madeira de marcenaria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s