Depilação

A depilação é uma maneira de se livrar do excesso de pelos e manter a higiene e a limpeza. A história conta que, desde 1500 a.C., os homens já se depilavam por motivos estéticos. Civilizações como os romanos, os gregos e os egípcios tinham suas próprias maneiras de se depilar, que iam da remoção com cera quente, até a decomposição do pelo em soluções químicas. A prática da depilação também pode surgir como uma representação cultural de uma sociedade.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem diversas formas de depilação, que podem ser temporárias ou definitivas:

Depilação

– Cera: O método mais tradicional. Coloca-se uma camada de cera quente ou fria que gruda nos pelos, que depois são arrancados com uma espátula ou uma faixa de tecido. Não recomendado para áreas sensíveis do corpo como virilhas.

– Linha: Indicada para pessoas de pele sensível, esse tipo de depilação consiste em enrolar os pelos com um fio que os arranca pela raiz. Não afeta a camada de pele superficial.

– Creme Depilatório: Aplica-se um creme químico sobre os pelos que atua na decomposição da estrutura molecular dos pelos, retirando-os em seguida com uma espátula ou um pano. Eles geralmente enfraquecem a haste do pelo, não causando nenhuma modificação na região da raiz. Deve-se tomar cuidado com esta opção, pois pode causar alergias e irritações. Caso isso aconteça, é necessário procurar um médico.

– Lâmina descartável: Fácil e prático, é o método mais utilizado na barba masculina. Não demora muito tempo e não costuma ser dolorido. Deve-se tomar cuidado para não cortar a pele durante o procedimento e utilizar cremes pós-barba, já que a pele do local fica ressecada.

– Laser: Reduz cerca de 80% do volume dos pelos após algumas sessões do procedimento. Quem possui pele morena ou negra deve tomar cuidados, já que o aparelho possui uma atração especial pela melanina, pigmento presente em grandes quantidades na pele mais escura, o que pode resultar em queimaduras. Deve seguir as instruções após a realização para que não haja reações adversas. Embora muitas pessoas o considerem como uma solução definitiva, ele não o é, já que os 20% restantes de pelos continuam nascendo, entretanto são mais finos do que eram antes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s