Yoga

Yoga ou também Ioga é na verdade um conceito que surgiu na Índia e envolve disciplinas físicas e mentais. A palavra em sânscrito está ligada totalmente ao conceito de meditação indiana e também ao hinduísmo e budismo. A palavra em si tem diversos significados. Alguns estudiosos acreditam que significa “raiz”, enquanto outras traduções indicam que significa “união”.

Mas no mundo todo, a Yoga é conhecida como sendo a prática de um exercício físico que procura trabalhar o corpo e a mente como sendo algo único e acredita-se que ela tem um efeito bastante forte, transformando o indivíduo como um todo, inclusive com relação às suas emoções. A prática da Yoga é muito antiga e acredita-se que tenha muito mais de 900 anos.

Yoga
Yoga como Exercício

Somente para praticar a Yoga como uma forma de exercício físico, não é preciso acreditar na filosofia ou seguir nenhum preceito e por isso pode se adaptar com qualquer pessoa. Existem diferentes escolas da Yoga moderna, que são ensinadas em escolas e academias por todo o mundo. As escolas mais conhecidas são a Raja Yoga, na qual também se pratica a meditação, a Hatha Yoga, que foca a prática em exercícios físicos de alongamento e também de fortalecimento muscular, a Karma Yoga, a qual a comunidade é mais importante do que o indivíduo e tudo é feito em prol das outras pessoas, entre outras.

Algumas escolas costumam unir conceitos de duas ou mais práticas em suas aulas, mas praticamente todas as que encontramos atualmente costumam ser mais focadas na Hatha Yoga. Os exercícios da Yoga podem ser praticados por pessoas de todas as idades. No início pode ser um pouco difícil para o praticante conseguir executar todos os movimentos, mas com o tempo será possível ter altos níveis. Existem escolas de Yoga que focam as aulas em públicos distintos como somente para mulheres, somente para crianças ou até para idosos. Durante as aulas, os alunos de Yoga aprendem, além de exercícios de alongamento e fortalecimento, práticas de respiração e relaxamento. Além disso, durante os exercícios, o praticante de Yoga deve voltar-se a si mesmo, a fim de tomar uma consciência profunda de quem é, levando a busca de uma vida muito mais saudável, também nos hábitos alimentares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s